História do clube

Imprimir
Publicado em: Escrito por JOMA
Share
Na era da globalização e das novas tecnologias, a informação é parte fundamental do conhecimento e desenvolvimento de qualquer actividade. Assim, não poderia a Direcção do JOMA adiar por mais tempo a apresentação do seu "site". Como os Clubes não são avaliados pelas prestações desportivas, pretende-se com este meio de comunicação aproveitá-lo ao máximo, no sentido de dar a conhecer não só os grandes feitos desportivos, mas também todos os assuntos relacionados com o Atletismo do Clube e de outras instituições relacionadas com este desporto cujos conteúdos divulgados possam contribuir para um maior conhecimento de todos e para o desenvolvimento da modalidade.
Assim, procuraremos estar à altura deste desafio, prometendo empenho e trabalho suficiente de modo a que esta ferramenta, hoje em dia imprescindível, possa contribuir juntamente com a revista, ainda mais de modo a levar e dar a conhecer no país e no estrangeiro, este meritório clube que justamente tem sido reconhecido e referenciado como exemplo do que há de melhor no associativismo em Portugal, quer em mérito social quer em mérito desportivo, a sua prática desportiva.
Desde já, apelamos ao contributo de todos os sócios, atletas e técnicos de modo a valorizarmos a informação e os conteúdos que venham a ser inseridos neste nosso "site", tentando não descurar o rigor da informação para que possamos merecer o interesse e o reconhecimento da generalidade dos cidadãos e em particular dos associados, dos patrocinadores e da família do atletismo.
Termino mencionando que o atletismo, no seu impulso originário e mais genuíno, incita ao convívio e à partilha de valores
e regras comuns. Estes são ideais que não devemos nunca esquecer. É neste sentido que conduziremos e assentaremos as nossas linhas de rumo, nesta nova ferramenta de informação do clube, de modo a que o contributo dado seja sempre equilibrado, contribuindo para o desenvolvimento do clube e do atletismo.
 
 
J.O.M.A. - Juventude Operária de Monte Abraão
 
Estávamos em 1973, o Mundo começava a dar as primeiras passadas na Era dos Computadores, o Homem já tinha ido à Lua, o Benfica não era Campeão Europeu fazia tempo e o atleta mais rápido do mundo já se contentava em fazer 10 segundos aos 100 metros. Pois bem, numa agora cidade que à altura era ainda vila, que todos nós conhecemos chamada Queluz, existia em Monte Abraão um grupo de rapazes que gostava de fazer desporto, principalmente de dar uns pontapés na bola. Bastando-lhes somente uma bola, quatro paus e um qualquer terreno baldio, eles faziam da bola o que queriam, e assim ocupavam grande parte do seu tempo livre.
 
Tinham jeito os putos! De tal modo que arrasavam qualquer equipa forasteira dos arredores, a sua fama chegou tão longe que logo vieram os emissários dos grandes clubes (desde o Valejense ao Cabeça Gorda). Mas não, eles jogavam acima de tudo por amor à camisola e amizade uns pelos outros.
 
Até que as ideias começaram a fervilhar e surgiu a de fundar um clube. Assim nasceu a JOMA, inicialmente com a designação ICOSAL (para fomentar a ideia de clube de bairro) e todos meteram mãos à obra. Pensou-se nos equipamentos, desenhou-se o emblema, e como sede ficou uma garagem (imagine-se!) alugada, começando por viver para o futebol (jogando em campos alugados), a JOMA começou mais tarde a diversificar as suas actividades e aderiu também ao atletismo, desporto esse que dado o seu cariz popular, se coadunava com o espírito da colectividade.
 
Começaram então a aparecer frutos das sementes lançadas, com êxitos que dariam outra dimensão e prestígio a este "pequeno" clube de Monte Abraão, senão vejamos:
 
 
FUTEBOL
 
1974/75 - Primeira participação da JOMA no Campeonato Distrital de Futebol (Sénior).
 
1979/80 - Primeira participação da JOMA no Campeonato Distrital de Futebol (Camadas Jovens).
 
1982/83 - A equipa de Futebol Sénior fica a um passo da subida de divisão 3.º lugar, logo a seguir ao Massamá).
 
1984/85 - A equipa de Futebol Júnior tem um comportamento meritório, sendo apurado para a fase final do Distrital, com uma equipa da qual saiu Rui Neves (hoje jogador internacional Esperança / Olímpico ao serviço do Estrela da Amadora) e seu irmão Jorge Neves (hoje jogador no Campo Maiorense), além do saudoso Jó que fazemos desde já uma homenagem, (nosso Capitão e porta estandarte dos valores defendidos pela JOMA no desporto), tragicamente falecido meses depois.
 
1991/92 - 1.ª Participação no Campeonato Distrital Futebol com subida de Divisão.
 
1992/93 - Inicio do Torneio Municipal de Sintra nos escalões de Infantis e Escolas sendo as suas classificações as seguintes: Escolas 4.º Lugar no Grupo A e Infantis 7.º lugar no Grupo A - Atletas seleccionados para a selecção do Concelho (5).
 
1996/97 - Criação da Equipa de Juniores.
 
1993/94 - Participação nas escolas de Futebol do Concelho de Sintra: Escolas 1.º lugar 1.ª Fase da Câmara Municipal de Sintra e Infantis 6.º lugar 1.ª Fase Câmara Municipal de Sintra. Atletas seleccionados para a selecção do Concelho (3),
 
1995 - A JOMA Organiza o seu I Torneio de Damas para amadores vencido por Patrocínio Bicho.
 
1997 - Realiza-se na Sede Social o V Torneio de Damas JOMA.
 
1998 - Realiza-se na Sede Social o VI Torneio de Damas JOMA. Organização do Torneio do Concelho de Sintra de Damas Clássicas. Participação no Campeonato Distrital de Damas Clássicas. Participação no Campeonato Nacional de Damas Clássicas com 4 participantes (A. Ferros, Luís Gonzaga, Paulo Brito).
 
 
NATAÇÃO
 
1992/93 - Abertura da secção com cerca de 350 praticantes. Festival de encerramento em 24/07/93
 
1993/94 - Festival de Encerramento em 10/6/94
 
1994/95 - Festival de Encerramento em 4/6/95
 
 
GINÁSTICA
 
1992/93 - Filiação na Federação Portuguesa de Ginástica. Criação de Classes de Aeróbica e Manutenção.
 
1993/94 – 1.º Aeróbic Show JOMA/94, com 200 participantes.
 
1994/95 - Participação em vários shows.
 
 
KARATÉ
 
1994/95 - Filiação na Federação Portuguesa de Shotokan (17 praticantes). Criação da 1.ª Classe de Shotokan. Inicio da competição através de Rui Coelho e Marcelo Alves, sendo o primeiro o Campeão Nacional e Ibérico de cadetes, estando presente no respectivo Campeonato da Europa.
 
 
CORRIDAS DE PATINS
 
1997 - Filiação na Associação de Patinagem, contando com cerca de 40 praticantes.
 
 
CICLISMO
 
1997 - Criação de Cicloturismo